Cai número de homicídios nos últimos anos em Uberlândia; motivação dos crimes está mudando, diz delegado
- 14/01/2021
Dados da Polícia Civil apontam que anteriormente crimes estavam relacionados ao tráfico de drogas e agora com discussões. Queda nos últimos oito anos foi de 81%. Número de homicídios em Uberlândia sofre queda em oito anos, segundo a Polícia Civil
Reprodução/Tv Integração
Em oito anos, o número de homicídios registrados em Uberlândia tem apresentado queda. Segundo um balanço apresentado pela Polícia Civil, em 2020 foram 37 homicídios, cerca de 160 crimes a menos do que em 2012, quando os registros chegaram a 197.
Os dados também mostram que no último ano, quando começou a pandemia da Covid-19, a causa das mortes também mudou. Maior parte dos casos foi relacionado a discussões e desentendimentos, sendo que antes era ligado ao tráfico de drogas. Dois latrocínios também foram registrados na cidade.
Além disso, o índice de apuração das ocorrências pela polícia aumentou, conforme informou o delegado chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu. Ele também esclareceu que o tipo de arma utilizada nos crimes também sofreu alteração.
"Tivemos uma migração também no instrumento utilizado para a prática de homicídios. Lá atrás era a arma de fogo e hoje o principal é a arma branca, o que mostra que a pessoa usa o que tiver na mão para cometer o crime”, explicou.
MG1 mostra balanço no número de homicídios em Uberlândia em 2020
Novo perfil
O delegado explica que as motivações dos crimes mudaram, fato que chama atenção da Polícia Civil.
“O que chama atenção é uma modificação das causas dos homicídios na nossa região. Lá atrás, a principal causa era o envolvimento com tráfico de entorpecentes e houve uma migração. Hoje, as maiores causas ocorreram em razão de desavenças, desentendimentos e aí podemos incluir os crimes passionais.
Investigação
Ainda segundo o delegado chefe da Polícia Civil, 65% dos casos foram apurados no ano passado. Em 2019, o índice chegou a 58% e 45% de apurações em 2018. Ou seja, o maior índice de apuração em três anos, foi em 2020.
"Por um lado nós temos a queda e por outro nós temos aumento no número de apuração. Isso gera um ciclo virtuoso, quanto mais apuramos menor a quantidade de crimes", destacou.
- Em 2020, tivemos 37 homicidios e 2 latrocinios queda enoooorme nos últimos 8 anos